Voz dos Clientes

Obrigada a todas as pessoas que já partilharam comigo o seu caminho. É o vosso sucesso que me move todos os dias.

Inês Moura
Fui para este workshop [Voz: Emoção e Credibilidade no Discurso] sem expectativas e apenas com o objectivo de melhorar alguns aspectos da minha voz. No final revelou-se um workshop interessantíssimo, muito para além do que poderia imaginar, prático, com técnicas fáceis e aplicáveis em 5 min, que produzem resultados imediatos e muito positivos. A forma como decorreu com pratica e teoria foi adequada e no final fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos. Mal posso esperar para por em pratica as técnicas e conhecimentos adquiridos. Um excelente investimento com optima relação qualidade-preço.

Amélia Pereira Coutinho - Administradora da Tecnifar

Procurei o Coaching de Inês Moura para me ensinar a "domar" a voz. E dei por mim a escutar o que a minha voz escondia e a utilizá-la melhor. Com os conhecimentos técnicos, a capacidade de comunicação e de entrega da Inês, aprendi a gerir crenças e emoções que ganham expressão quando interagimos. Os objetivos pragmáticos definidos em conjunto, com balizas temporais precisas, criaram uma dinâmica ritmada, muito útil e divertida, com resultados palpáveis. Agradeço a Inês Moura ter-me acompanhado nesta aventura, em que a voz foi um pretexto para descobrir recursos que dantes não sabia dispor.

Cláudia Dias - Responsável de Comunicação Institucional

O breve contacto que tive com a Inês Moura, na palestra "Como Inspirar Audiências: Voz e Carisma", na Universidade Nova, deixou-me com um sorriso e uma vontade imensa de me descobrir ainda mais como orador. A partilha de técnicas simples e ao alcance de todos e o tom de proximidade que o discurso conquistou, convenceram-me de que afinal, em Portugal, há excelentes profissionais a trabalhar a voz. Parabéns Inês.

Eduardo Marques - Formador e Consultor na área da comunicação de marcas

A Inês é uma Coach Vocal na verdadeira aceção da palavra: faz uso das várias valências que domina para aquele coachee em concreto, customizando efetivamente o treino. O resultado é fantástico, eficaz e rápido. E, em cima disto tudo, qual cereja, é super agradável e simpático de tomar! Parabéns Inês e muito obrigada.

Elsa Andrade - Recrutamento Comercial MEO

A Inês Moura representa para mim uma referência, no que ao trabalho de voice coaching se refere, não só pelo know how e perícia na componente técnica como no seu método de trabalho e acompanhamento do cliente. Demonstra alto grau de compromisso e desempenho profissional. É, sem dúvida, uma mais valia para qualquer pessoa ou organização que procure trabalhar com alguém com altos standards de qualidade tanto a nível pessoal como profissional.

Esther Liska - Personal Branding Coach, Glow Branding You

Depois de ensaios do grupo coral que oriento, sinto a voz bastante cansada, de forma momentânea. Antes do último ensaio procurei fazer um bom aquecimento utilizando exercícios aprendidos na formação e senti: maior resistência da voz ao esforço e maior elasticidade.

Gil Lopes - Professor de Coro do Conservatório de Música do Porto

Com um discurso marcado e alguma falta de confiança na minha voz, procurei a Inês com o intuito de melhorar a minha vocalidade. Para minha grande surpresa as competências da Inês superaram muito as minhas expectativas. O que acabámos por fazer foi tão mais do que melhorar vocalidade: com a sua ajuda definimos objectivos, escrevemos, refizemos, afinámos e testámos o discurso de várias formas. Aprendi imenso, evoluí como orador e pessoa e acabei por dar um discurso confiante. A Inês é muito experiente, tem imensa paixão e uma enorme vocação e isso revela-se no seu desempenho soberbo e eficaz. Adorei a experiência e o único senão foi ter sido um projecto tão curto. A Inês foi terapeuta, coach, mentora, inspiradora e amiga. Obrigado!

Gonçalo Duarte - Piloto da Força Aérea / Empreendedor

Recomendo a Inês Moura como coach vocal. Tem uma capacidade de empatia imediata que a coloca num patamar de excelência.

Hélder Falcão - Business Coach & CEO da Golden Reputation Inc

Tenho uma relação multifacetada com a Inês Moura. É minha coach vocal, na minha empresa já recorremos aos seus serviços, partilhamos informações úteis com alguma regularidade, e até já a entrevistei para o meu Empreendedores.pt. Em todas as interações com a Inês, aquilo que mais me impacta é o seu enorme profissionalismo, foco no cliente e clareza de pensamento. Para além de ser alguém que sabe do que fala, consigo perceber na Inês uma enorme vontade de evoluir, de ajudar a evoluir, de se desafiar e de deixar marca. Acompanhar o percurso da Inês – que, apesar de todas as conquistas, vai apenas no início – é, numa palavra, inspirador.

Hugo Belchior - CEO & Founder Bwizer Portugal

Quando contactei a Inês Moura tinha como objetivo reduzir/eliminar o meu sotaque russo. Depois de 3 sessões já consegui produzir vários tipos de "r" e agora estou a trabalhar nas minhas vogais. Aprecio muito a base académica, a experiência prática e a maneira como a Inês dirige as sessões.

Irina Golovanova - Body Language Trainer & Executive Director at SPOTCOM

Foi para mim uma grande surpresa quando fiz umas aulas de coaching vocal, estava à espera de tudo menos de evoluir em tanta coisa em tão pouco tempo. De facto a voz está ligada a muita coisa da qual nem nos apercebemos no dia-a- dia. Achei interessante à forma como nos fazem chegar as solucões dos problemas. Nao nos dizem apenas a solucão, mas sim como chegar à solucão e o porque de essa ser a solucão. Acho que não me via a fazer coaching vocal com outra pessoa, porque a Inês é de facto uma profissional dedicada e que quer ver os clientes satisfeitos e realizados. Finalizo com o facto de estar realmente muito satisfeito e como consequência feliz, pela oportunidade que tive de fazer o coaching vocal. Obrigado Inês.

João Conde - Cantor

Sou professor de Padel e trabalho num pavilhão que tem habitualmente muito barulho, o que me levava a puxar muito pela minha voz e a ficar com dores de garanta quase todos os dias. Desde que fiz a sessão de coaching vocal com a Inês, sessão essa realizada num ambiente descontraído e até divertido, e onde aprendi diversos exercícios que faço agora antes do trabalho, não voltei a ter dores de garganta. Fiquei rapidamente com o problema resolvido, pelo que recomendo.

João Veloso - Professor de Padel

Inês is a highly skilled and competent therapist. She displays a confident and mature approach with a correct, thorough evaluation and an accurate diagnostic ability detecting the nature of underlying complex problems. With regard to therapeutic ability, Inês proved to be extremely knowledgeable and versatile with superb mastering of multidisciplinary tasks starting with psychotherapy, positive reinforcement of self image and self confidence and coping mechanisms in hostile environments. From the very first session she also explained the mechanisms of voice positioning using the laryngeal and neck muscles, providing exercise routines for all muscles involved in laryngeal and vocal cord function. Her thorough knowledge and competence as to the detailed anatomy, physiology and function of the different muscles are perhaps reflected in the superb results that she achieves with her therapy. Inês is an extremely competent, knowledgeable, thorough and dedicated therapist that masters the multidisciplinary and complementary fields of psychology, psychotherapy, specific voice therapy techniques, with voice positioning and resonance techniques and attention to posture correction.

José Eduardo Santos - Associate Professor of Surgery at Faculty of Health Sciences, University of Beira Interior

Tive o privilegio de ter a Ines Moura como coach vocal, a experiência foi muito proveitosa e ultrapassou muito as minhas expetativas iniciais, pois acabou sendo uma experiência de autoconhecimento em todos os aspectos da comunicação, desde da descoberta dos músculos que temos de usar e preservar na voz, analise da dição, variedade vocal, respiração, colocação vocal, mudança de ritmo, a adequação da comunicação ao publico, a preparação de reuniões/apresentações, o que comunicar como comunicar, as formas de comunicação não verbal, etc. foi uma jornada curta, mas muito eficaz e que me ajudou muito no meu autodesenvolvimento profissional e pessoal. Recomendo por isso a Ines pelo seu grande conhecimento, experiência pratica e habilidade de conseguir transmitir os seus muitos conhecimentos, só tenho de agradecer a sua dedicação, entusiasmo, empenhamento e ensinamentos que me deu.

Luís Cecílio - CFO NRSA Nossosuper

O Coaching vocal é uma boa ferramenta para termos conhecimento de como funciona a nossa voz e as técnicas que lhe estão associadas. No meu caso pessoal não fazia a mínima ideia de quais os músculos que tínhamos de usar para falar correctamente e sem esforço das cordas vocais. Agora em palestras sinto mais à vontade porque aprendi algumas técnicas para comunicar de forma mais audível e sem esforço.

Luís Matos - Treinador de Futebol

Que a Comunicação é um fator essencial no exercício de gestão, não é novidade. Mas pensar em como a voz e o tom pode ter um impacto decisivo, não apenas na forma como falamos, mas acima de tudo na interpretação que é dada àquilo que dizemos, é algo que pode não ser tão óbvio. Tenho um perfil pragmático, gosto de autenticidade, no entanto, nas minhas funções de gestor e de líder de equipas, entendo que é fundamental compreender de forma mais profunda o sentido da comunicação – da escrita, mas particularmente da comunicação oral. Nesta, a voz, e todos os seus subentendidos, conjugam-se para envolver, enriquecer ou enfraquecer, o sentido das palavras.

Ter a capacidade de projetar o som da melhor forma pode fazer toda a diferença na maneira como somos entendidos e quando usada da forma certa, a voz pode ser um fator fundamental para comunicamos melhor e consequentemente nos relacionamos, quer ao nível pessoal, quer profissional. Ao liderar grandes equipas estamos sempre em palco, e muitas das vezes a primeira vez que se comunica não é só a mais importante, mas pode ser também a única oportunidade de comunicarmos com clareza e com o impacto desejado.

Assumir por isso o treino da voz na formação profissional de gestores de empresas, parece-me algo não só muito natural, como muito positivo e com benefícios evidentes no exercício da liderança.

O trabalho realizado pela Inês é neste sentido notável, e a minha experiência pessoal foi muito positiva.


Luis Teixeira, Executive VP, Operations & Portugal Managing Director, Farfetch

Este workshop [Voz: Emoção e Credibilidade no Discurso] foi extremamente eficaz, visto que forneceu diversas técnicas de aplicação imediata, que permitem melhorar a colocação e projecção da voz, controlar melhor a respiração, captar a atenção da audiência e aumentar confiança e credibilidade. Embora tenha sido em grupo, foram estabelecidos objectivos individuais e senti que o programa foi desenhado à medida dos objectivos, beneficiando adicionalmente da interacção com o grupo de forma a optimizar a aprendizagem. O modo como o workshop foi estruturado e a sua componente prática facilitaram a apreensão dos conteúdos, tendo sido testadas por todos as diversas técnicas, evidenciando assim a eficácia da sua utilização.

Madalena Silveira

A experiência foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. A sua abordagem revelou-se extremamente eficaz.

Mafalda Vasques - Grupo Sonae

Numa série que recentemente vi, um veterano da política, raposa velha e sabedor de todos os truques da comunicação, dizia à sua protegida (que viria a ser Presidente da República) antes de um comício importante: "vais chegar ao palanque, terás centenas de pessoas aos gritos à tua frente e as luzes dos holofotes vão cegar-te completamente. Não verás nada do que tens escrito no papel. Nessa altura levantarás a cabeça e farás uma pausa até que a mancha de luz desapareça e aí verás claro. Poderás então com calma começar a falar, bem devagar, articulado e então, quando puseres alma no discurso, todos se calarão, primeiro, e por fim serás ovacionada". Lembro-me sempre disto quando recordo as sessões de trabalho com a Inês.

Incansável, ensinou-me a dizer melhor as palavras, a ouvi-las, a apreciar cada uma delas antes de as partilhar com os outros sem medo e sobretudo a não trocar a alma pela técnica, a pausa pela correria. Incansável e paciente também nas inúmeras opiniões, sugestões, propostas, às gravações que lhe fui enviando... sempre desafiando a ir mais além.

Pegando nas palavras de Hemingway, (as palavras, sempre as palavras!), após o trabalho e a orientação da Inês, passei a dizê-las e a ouví-las como se fosse a primeira vez.


Márcio Fonseca - Senior Consultant at Altitude Software

Durante quase 34 anos da minha vida, eu tinha a plena convicção de que sabia falar. Inicialmente, a noção de que sabia falar como qualquer outro comum mortal sem qualquer necessidade especial a nível da fala, a seguir a uma palestra feita a um público de 40 pessoas passei a ter a “certeza” que sabia falar em público.

Entretanto, tive a oportunidade de ouro de ouvir falar de Coaching Vocal, e em específico de uma profissional de excelência Inês Moura, passado algum tempo consegui ser enquadrado na sua ocupada agenda e, foi aí que descobri que o facto de emitir sons com algum sentido não significava que eu sabia falar.

Sou muito grato a todas as sessões que fizemos, nas quais aprendi coisas tão triviais e interessantes como: o facto de mudar a posição dos meus pés mudar a minha voz; as cruciais técnicas de descanso da voz; o aquecimento pré evento e o relaxe pós evento (coisas “chatas”) que garantem tornar a minha carreira mais durável; a organização da mensagem para ter enquadramento; a geografia do palco para maior impacto na passagem da mensagem; as alterações de volume e tom de voz consoante o momento e objetivo da mensagem. Quem diria que falar era tão interessante. O coaching vocal, com a Inês Moura, é uma viagem que não tem fim, apesar de que após das primeiras três sessões já nos sentimos pequenos especialistas, pois notamos o quanto não sabíamos. Não porque ela te mostre isso com alguma vaidade, mas pelo amor que ela tem pelo tema e interesse que manifesta em continuar a estudar sobre o mesmo. Obrigado Ines por me ensinares a falar e mais ainda a comunicar.


Marco Patrice Victor - Palestrante, Orador Motivacional, PNL Practitioner, Coach Mental Desportivo

Os exercícios vocais permitem-me enquanto atriz compreender como colocar a voz consoante a personagem a interpretar, ajudam-me também a manter a voz durante um espetáculo sem agredir as minhas cordas vocais e ainda conseguir uma melhor performance.

Mónica Lopes - Atriz

Aprendi, essencialmente, que o nosso instrumento - voz - funciona tão bem ou tão mal como o “tratamento“ que lhe damos. Apesar de muitas vezes maltratada, fiquei a conhecer formas de a recompensar.

Nuno Rocha - Professor do Conservatório de Música do Porto

O que aprendi de novo? A conhecer e a valorizar a (minha) Voz à qual, em total verdade, nunca dei o devido relevo e reconheci importância. Nas práticas profissionais letivas, quando me tem sido possível discretamente testar os ensinamentos adquiridos, os resultados surpreendem-me! A minha voz está mais profunda, mais grave, a ressonância surge naturalmente, a dicção melhorou (em resultado também duma maior auto-confiança neste domínio), evito as «âncoras» habituais quando delas tomo consciência, a voz adquiriu maior intensidade e o tom está mais variável.

Olga Garcia - Professora

Inês, como terapeuta da fala, é uma profissional sem fronteiras. Porque não vê a terapia da fala como um "solo", mas sim tenta conhecer o que esta por trás da "questão" e resolver em interacção e com a linguagem adequada a pessoa. Comunicar é mesmo isso, é primeiro conhecer-se a sí muito bem para poder conhecer o outro e só dessa forma o poderá ajudar. A Inês é uma comunicadora Genuína. No meu caso especifico, entramos no campo do coaching, tendo sido bastante enriquecedor nas questões actuais de stress.

Patrícia Fonseca - Empresária

I met Inês at a Tony Robbins event, during which I quickly lost my voice given the intensity of every moment lived during those days. Coincidentally, Inês had helped my wife before in preparing for a moderator and presenter role in a convention with over 2k people. So a series of sessions was the only natural way forward for someone like me, looking to improve my conduct. Speech clarity and adequate expression all "L" related sounds was something I had tried to tackle in the past but with no or little success. I can proudly say that after the series of sessions we went through, I felt the change and more importantly the tools&tips to continuously make progress on my own. Inês starts with a structured and thorough analysis of all pitfalls, fundamental to plan the sessions ahead. By breaking down these pitfalls, correlating human anatomy and unconscious behavior, I finally understood in detail the traits of my voice and speech. Inês excels with her technical knowledge and sensitivity to come to adequate advise and training plans that can fit even the most busy schedules. I keep present her tips, tricks and awareness which helps me daily both at work or home. Through our joint work and her presence online, I've gain consciousness on how voice and clarity of speech are important in today's fast and noisy life. Here at home, we couldn't recommend Inês more vividly!

Paulo Calado - Senior Data Excellence Carlsberg Group

Tive a oportunidade de assistir ao fantástico workshop “VOZ e EMOÇÃO no DISCURSO” da Inês Moura. Fiquei positivamente surpreendido pela forma dinâmica, clara e recheada de simpatia com que conduziu o workshop, conseguindo manter quase 50 pessoas sempre bastante interessadas e motivadas! Bastante positivo foi também o conteúdo em si pois conseguiu ir além dos aspetos mais técnicos de preparação vocal. Recomendo vivamente a todos os que querem melhorar as suas qualidades de orador, em particular no que toca a persuadir a audiência já que a Emoção na Voz é um fator determinante!

Paulo David - Membro do Oporto Toastmasters Club

A Inês Moura é uma pessoa com muito entusiasmo e que transmite o gosto pelo que faz. Com uma competência e um profissionalismo inolvidável, de uma forma exímia ensinou-me a falar em público. O conjunto de sessões que tive transformaram-me profissionalmente. Como resultado final, passei a organizar melhor as apresentações, a torná-las atractivas e motivantes, e a saber transmitir a minha mensagem com confiança para a audiência. Aconselho vivamente a quem precise desenvolver técnicas de oralidade e de apresentação. Estas sessões irão mudar a sua imagem no mundo profissional.

Pedro Costa - Doutorando na Universidade de Ciências de Lisboa

A Inês foi uma Coach extraordinária que me alargou os horizonte muito além da voz. Apesar de, por motivos de distância, termos sido forçados a ter sessões via Skype, a Inês, sempre conseguiu, com o seu know-how e alguma paciência ultrapassar as limitações das sessões á distância de modo que as sessões sempre conseguiram ser produtivas. A nível de voz, os exercícios específicos que fizemos permitiram-me conhecer uma voz que nem sabia que tinha pois sempre que terminava as sessões sentia um grande salto na qualidade da minha voz. Resumindo a avaliação das sessões a uma palavra, como sempre me pediu: Extraordinárias!

Ricardo Antunes - Founder & CEO TelcoSMS

Enquanto formador e orador, a minha voz é a minha ferramenta básica de trabalho. O que aprendi em cuidados a ter e como a preservar é essencial para o meu futuro. As sessões permitiram ainda trabalhar a velocidade do meu discurso, aumentar a flexibilidade do tom e adicionar momentos de mudança de ritmo que tiveram impacto na clareza da minha mensagem e resultado do treino que presto em empresas. Aconselho vivamente.

Ricardo Peixe - Coach de Alta Performance, Trainer & Career Specialist

A partir do momento em que me foi dada a oportunidade de trabalhar como apresentador, percebi, que mais do que nunca seria necessário superar a disfluência que sinto desde os meus doze anos. Foi um caminho árduo e trabalhoso que percorri com a Inês, mas simultaneamente recompensador nos resultados e prazeroso na descoberta. Mais do que ultrapassar as minhas limitações, percebi o poder e a importância da voz. Aprendi um conjunto de exercícios e técnicas que tanto conseguem diferenciar o discurso em toda a sua plenitude. Numa era onde somos o que comunicamos, arrisco afirmar que a forma como comunicamos é muitas vezes o factor diferencial entre o sucesso e o insucesso. Acredito igualmente que esta opinião é transversal a qualquer pessoa, em qualquer profissão de qualquer idade. A voz é uma ferramenta muito mais poderosa do que aquilo que a maioria de nós acredita.

Rúben Rua - Apresentador de TV & Modelo Profissional

Conheci a Inês há vários anos no Toastmasters... Passado todo este tempo, ela contínua o mesmo ser humano 'lindo', sempre disponível para fazer crescer os outros. Os muitos conhecimentos por ela adquiridos em certificações internacionais e outras formações fazem dela uma excelente profissional no campo do coaching vocal (já estive em workshops dirigidos pela Inês). Recomendo os seus serviços, a 100%, a professores, formadores, oradores que queiram ir mais longe na verdadeira descoberta do potencial da sua voz.

Rui Henriques - formador, professor, coach, membro da Toastmasters International

Após ter iniciado os treinos de voz, ganhei energia no discurso e confiança. Também já não sinto a voz cansada. Aprendi técnicas para trabalhar a voz e alguns truques de postura, que ainda hoje aplico. A Inês é muito organizada e tem um discurso claro. Ajudou-me de uma forma sistemática, a atingir o resultado pretendido em pouco tempo.

Sofia Helfer Carvalho - Senior Consultant na Kaizen Institute Portugal

Sinto-me muitíssimo menos cansada da garganta e da voz no final de um dia de trabalho. Noto uma grande diferença! Sinto muito mais a minha respiração enquanto falo; sinto imenso a minha barriga a mexer enquanto dou aulas. Às vezes até me dá vontade de rir!

Sofia Silva - Professora

Na sequência de uma cirurgia paralisou-me uma corda vocal. Fiquei com uma voz muito rouca e soprada e uma fadiga constante quando falava. Procurei a Terapeuta da Fala, Dr.ª Inês Moura, e desde as primeiras sessões que notei bastantes melhoras, especialmente a nível respiratório. A sua intervenção foi fundamental na modificação do suporte respiratório, que me permitiu recomeçar a falar sem esforço. Auxiliou-me na adoção de mecanismos compensatórios que facilitam a qualidade da minha voz. Estou satisfeita com os resultados obtidos.

Susana Moreira - Advogada

I have learned with Inês that our voice is not good or bad and that we can change it to express different emotions depending on the way we breathe. I specifically enjoyed the structured and technical approach Inês has in the sessions while combining a youth and sensitivity to the person in front of her. Inês also recommended me a specific coach to help my daughter with a vocal issue quickly and highly professionally solved. Thank you Inês.

Vanda Fernandes - Head of HR / Coaching / NLP